terça-feira, 28 de maio de 2013

DIA DO DESAFIO



DIA DO DESAFIO – como surgiu...

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. 

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. 

Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município.

A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Todas as cidades do Continente Americano estão convidadas e podem participar do Dia do Desafio. Porém, como regra fundamental, as inscrições somente serão aceitas com a anuência do Prefeito.

A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde e apoio da comunidade.

No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento.

VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO

ESCOLA ESTADUAL ZUZA JANUÁRIO EM 2012...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...