terça-feira, 14 de maio de 2013

1ª Jornada Pedagógica 2013

A educação é um processo amplo de socialização ao qual o ser humano é submetido como agente ativo e passivo da ação pedagógica, desde que passa a existir no mundo. Segundo Saviani (1995), a educação é um processo de mediação no seio da prática social global, com o objetivo precípuo de promover a humanização do ser humano, tanto nos aspectos cognitivos, sociais, culturais e simbólicos; forjando, assim, sua “segunda natureza”.

Neste sentido, pode-se afirmar que a educação se desenvolve como prática social dentro e fora da escola, na medida em que se constitui como atividade mediadora da prática social global, entretanto, é no espaço escolar que a educação deve ser concebida como prática pedagógica sistemática, no sentido de reproduzir, de forma intencional a humanidade comum a todos os seres humanos, através da socialização da cultura, seja ela como prática produtiva, prática social ou prática simbolizadora.


Assim, considera-se fundamental para que haja êxito nessa dimensão do processo pedagógico que se realiza no espaço da escola, a formação e autoformação permanente do educador e o planejamento sistemático e intencional da intervenção pedagógica.

Nessa perspectiva, entendemos o momento de uma Jornada Pedagógica, tendo em vista uma perspectiva dialética da educação e da prática pedagógica, como um momento de realização de ambos os aspectos, que, no entanto, não se esgotam no período espaço-temporal no qual se realiza a Jornada, mas levanta questionamentos, aponta perspectivas e demarca concepções que poderão, a partir de uma reflexão mais profunda acerca da prática pedagógica, desencadear um novo direcionamento da ação educativa, por ser um espaço de trabalho coletivo em que os educadores dialogam sobre as práticas cotidianas da escola e realizam o planejamento do ano letivo.

Para discutir, planejar e encaminhar coletivamente as ações pedagógicas e administrativas que organizam e definem o trabalho escolar, a Escola Estadual Zuza Januário, realizou a sua Jornada Pedagógica 2013, perseguindo os objetivos:

- repensar as ações da Escola para o ano letivo de 2013;
- revisar e atualizar as metas da Escola;
-refletir a prática pedagógica tendo como instrumentos os planos anuais/bimestrais e consequentemente o replanejamento;
- discutir a importância do uso das Redes Sociais a favor da aprendizagem, enfocando o uso pedagógico do Twitter, Facebook e Blog;
- discutir sobre a importância do uso de recursos multimídia na perspectiva de facilitar a aprendizagem dos estudantes da Escola;
- discutir a questão da motivação no processo de humanização na Escola;
- discutir e analisar o Projeto Político Pedagógico, revendo os Valores, a Visão de Futuro, a Missão e Objetivos Estratégicos, Metas e Ações.

Assim, teve início no dia 05 de fevereiro de 2013, em uma sala de aula da Escola Estadual Zuza Januário, a 1ª Jornada Pedagógica que contou com a participação de professores, equipe gestora e funcionários da referida Escola.



Mediante a definição dos objetivos propostos, definiu-se a seguinte programação:



DATA: 05.02.2013
HORÁRIO: 08 às 11 horas



08.00h – ACOLHIDA
08.10h – ABERTURA.
08.20h – EXIBIÇÃO DO VÍDEO “MONÓLOGO DAS MÃOS”
08.25h – REFLEXÃO
08.40h – DINÂMICA
09.00h - APRESENTAÇÃO E LEITURA DO FOLDER DA JORNADA PEDAGÓGICA
09.10h – O PPP E A GESTÃO DEMOCRÁTICA (Vasco Moretto)
09.30h – I N T E R V A L O
09.40h – REFLEXÃO
10.15h - ANÁLISE DAS METAS E AÇÕES PROPOSTAS PARA 2012 - (RE) ELABORAÇÃO DE METAS E AÇÕES PARA 2013
11.00h – ENCERRAMENTO

DATA: 06.02.2013
HORÁRIO: 08 às 11 horas



08.00h – VÍDEO: O AMANHÃ
08.05h – GESTÃO DA SALA DE AULA (Celso Vasconcelos)
08.20h – REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA
09.30h I N T E R V A L O
09.40h – AS REDES SOCIAIS A FAVOR DA APRENDIZAGEM
10.10h – USO PEDAGÓGICO DE DIFERENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS E DIDIÁTICOS NA ESCOLA
10.40h - ANÁLISE DOS PLANOS ANUAIS DE 2012 E PLANEJAMENTO PARA 2013
10.50h – TEXTO: VIDA NOVA
11.00h - ENCERRAMENTO



DATA: 07.02.2013
HORÁRIO: 13.30 às 16h



REUNIÃO ADMINISTRATIVA
- Palestra sobre Motivação (Palestrante: Veranilson)
- Avaliação do funcionamento da Escola durante o ano de 2012
- Informes sobre o funcionamento para o ano letivo de 2013
- Exposição da distribuição de carga horária dos professores
- Encerramento



Priorizou-se nos dois primeiros dias, estudos e discussões referentes a prática pedagógica dos docentes e equipe gestora da Escola, acontecendo no último dia a reunião administrativa.



Assim, pode-se perceber que a 1ª Jornada Pedagógica 2013 da Escola Estadual Zuza Januário iniciou-se com a acolhida, oferecendo-se um chocolate com cartão.



Considera-se que a 1ª Jornada Pedagógica da Escola Estadual Zuza Januário atendeu às expectativas da Equipe Gestora, Professores e Funcionários, levando-se em conta que todas as atividades programadas foram executadas a contento, fortalecendo a ideia de que todos estão imbuídos do desejo de crescimento pessoal e coletivo, tendo como consequência a aprendizagem dos estudantes desta escola.



R E G I S T R O F O T O G R Á F I C O









Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...