terça-feira, 9 de novembro de 2010

PROJETO: ARTE E LITERATURA NO FOLCLORE DE CÂMARA CASCUDO - Temática: um encontro com Câmara Cascudo

1 IDENTIFICAÇÃO

• PROJETO: Arte e literatura no folclore de Câmara Cascudo
• TEMÁTICA: um encontro com Câmara Cascudo
• NÍVEL DE ENSINO: 4º ao 7º Anos do Ensino Fundamental
• ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa, História e Ensino da Arte.
• TURNOS: matutino e vespertino.
• PERÍODO: Durante o mês de outubro de 2010.
• PROFESSORA DA TV-ESCOLA: Geanny Medeiros de Araújo
• PROFESSORES COLABORADORES:
Geane
Gelvânia Medeiros de Araújo
Jonas Linhares
Liêge,
EQUIPE GESTORA:
Ubirajara
Nerivan Viana da Costa
SUPERVISORES:
Maria de Fátima de Amorim,
Mércia Maria Lourenço Mariz
Nerivam Viana da Costa


2 JUSTIFICATIVA

         São muitas as representações humanas sobre o mundo. Desde o início dos tempos, tão longe que não sabemos até hoje o marco, o homem se debruça sobre o que vive, o que vê e extrai do olhar e da vivência inúmeras manifestações artísticas e culturais.
         O folclore, em especial as lendas, é a forma primeira de leitura que a comunidade humana, de todas as épocas e lugares, usou para representar na Cultura seu contato com outras comunidades e com a Natureza. Definharia o homem sem cultura, sem comunicação de suas vivências. Sem o folclore que chegou até nós, como registro de civilizações já extintas ou em vias de extinção, sobraríamos sem memória. Memória desperdiçada no túnel do tempo. Toda uma leitura sem registro de palavra escrita, gravada, filmada.
         Divulgar o trabalho do folclorista Brasileiro Câmara Cascudo, permite às novas gerações compreender o movimento do homem no tempo e no espaço e, através dessa compreensão, avaliar o que foi perdido, o que foi ganho, o que foi incorporado.
        Oferecer o acesso às várias manifestações e linguagens é o objetivo deste projeto. Este acesso socializado na biblioteca, na sala de vídeo e na escola permite despertar o gosto e o prazer pela leitura, pelas imagens e incentivo a novas criações artísticas além de possibilitar uma compreensão mais ampla das representações, seu espaço na História e na Cultura.
        É possível encontrar heranças folclóricas por toda a parte, nos outdoor, nos desenhos animados, nos filmes de Indiana Jones, na vida. Os exemplos são infindáveis. Confinar o folclore a um dia por ano de comemorações entediastes e obrigatórias, transforma herança em peso morto, cultura em arquivo mumificado e perpetua entre os jovens a ilusão de que tudo nasceu agora. Folclore é leitura, cultura, memória.

3 OBJETIVOS
• Identificar a vida e obras de Câmara Cascudo;
• Conhecer as lendas populares do escritor, apreciando a leitura feita pela professora;
• Compreender, registrar e interpretar as características da lenda popular; 
  Adquirir o hábito e gosto em ler e ouvir lendas populares;
• Envolver os educadores da escola no projeto.


4 RECURSOS METODOLÓGICOS
• Vídeo: vida e obra de Câmara Cascuda;
• Lendas (Região Nordeste) ;
• Gravuras ampliadas;
• Internet.


5 ESTRATÉGIAS METODOLOGIAS

ATIVIDADE 1 – Um encontro com Câmara Cascudo
1º momento: exibição do documentário sobre Câmara Cascudo.
2º momento: A professora Geanny do Ensino da arte ( turmas do 7º ano) e a professora do Programa Mais Educação -Liege ( turmas do 4º 5º 6º e 7º) iniciaram a aula levando para roda o livro: LENDAS BRASILEIRAS , de autoria de Luís da Câmara Cascudo.;ilustrações:Claudia Scatamacchia. Editora:global.
       As Lendas trabalhadas na sala de aula serão da Região Nordeste : A cidade encantada de Jericoacoara; A morte do Zumbi; A serpente emplumada da Lapa; As mangas de jasmim de Itamaracá; Carro Caído; O sonho de Paraguaçu;Senhor do corpo Santo
3º momento: A professora do Programa Mais Educação, Geanne prosseguiu a aula apresentando para turma alguns dados biográficos e imagens de Câmara Cascudo. Atividade será realizada na sala de informática como trabalho de pesquisa: fonte (http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/ clicar nos links vida e foto).
4º momento: Em seguida, a professora lê para turma o sumário do livro e propõe uma seleção das lendas que serão lidas e fixadas no mural com imagens de Câmara Cascudas e materiais com alguns dados biográficos do folclorista. Esse local será denominado “Cantinho das Lendas ”.
5º momento: A professora de letramento, fará a leitura da lenda ;enquanto a professora Geanny divide a classe em grupos e cada grupo trabalha a sua lenda e apresenta em forma de seminário.

ATIVIDADE 2– Escrevendo e ilustrando as lendas populares
1º momento: Concluída a leitura de todas as lendas selecionadas, as professoras organizam com os alunos em grupos para reescreverem as lendas;
2º momento: A professora orienta aos alunos acerca das informações que devem ser registradas no texto,após concluir a reescrita, a professora solicita que leiam o que escreveram.
3º momento: Após a conclusão da reescrita o grupo produz uma ilustração para o sua lendas;
4º momento: Coordenado e orientado por Jonas Linhares e Geanny serão realizadas a Confecções dos cartazes (com colagem) , murais contendo imagem , caricatura e biografia do escritor Câmara Cascudo , rescrita e desenhos das lendas e amostra de alguns objetos de uso pessoal como:chapéu, charuto, rede...


6 CULMINÂNCIA DO PROJETO
       A apresentação da amostra dos trabalhos em homenagem a CAMÂRA CASCUDO , serão exibidos no SESC/RN, Na Feira de Livros, este ano com o tema “A NARRATIVA DAS NOSSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.”

7 AVALIAÇÃO
       A avaliação será realizada durante o transcorrer das aulas, observando a participação evolução na aprendizagem dos alunos durante o desenvolvimento das atividades e na execução dos desenhos , colagens, pinturas das lendas, bem como na socialização e apresentações de suas produções no evento no SESC.

Um comentário:

DEIXE AQUI A SUA MARCA... COMENTE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...